No universo do design de produto, um currículo bem estruturado e uma carta de apresentação personalizada continuam essenciais.
No entanto, o que realmente diferencia um candidato é o portfólio de design de produto.
Ele funciona como um reflexo direto de suas habilidades, raciocínio criativo e capacidade de solucionar problemas, é seu cartão de visitas visual.
Se você quer conquistar a atenção de recrutadores, clientes ou diretores de criação, precisa ir além da estética: seu portfólio deve contar histórias reais de impacto.
Neste artigo, reunimos as melhores dicas para criar um portfólio de design de produto envolvente, com foco em conteúdo estratégico, plataformas ideais e estrutura narrativa.
Um portfólio de design de produto é uma coleção dos seus melhores trabalhos.
De acordo com o Relatório de Contratações de UX do UX Design Institute, 90% dos recrutadores consideram o portfólio essencial para candidatos iniciantes.
E não é difícil entender o motivo.
É ali que você demonstra, na prática, como transforma ideias em soluções visuais centradas no usuário.
Mas atenção: qualidade é mais importante do que quantidade.
Um único projeto bem documentado, com clareza de processo e entrega, vale mais do que vários superficiais. Seu portfólio deve mostrar:
Para construir uma estrutura sólida e atrativa, você precisa incluir os seguintes elementos:
Objetivo: destacar que tipo de designer de produto você é.
Apresente-se de forma breve, como se fosse um pitch de elevador. Deixe claro quem você é como designer e o que você entrega.
Objetivo: Mostre sua paixão pela área
Esta seção é mais longa e pode explicar por que você é um designer de produto.
Aprofunde-se em sua trajetória, formação, paixões e filosofia de design. Mostre o que move sua atuação profissional.
Objetivo: Mostrar suas habilidades em ação
Apresente seus melhores e mais bem-sucedidos projetos nesta seção.
Você deve apresentar cada projeto em detalhes, por meio de texto e recursos visuais, incluindo:
Use imagens, wireframes, protótipos e telas finais para ilustrar cada etapa.
Finalidade: Fornecer detalhes de contato
Facilite o contato com você. Inclua e-mail, LinkedIn, Behance ou um formulário de contato funcional.
Hoje em dia, espera-se que seu portfólio de design de produto esteja online, então você deve ter um site profissional dedicado a ele.
Algumas opções intuitivas e recomendadas incluem:
Se você tem domínio de HTML/CSS, criar do zero pode ser uma boa. Mas o mais importante é garantir que a plataforma seja fácil de atualizar.
Deixe claro onde estão seus estudos de caso. O ideal é exibir entre um e cinco projetos, dando destaque ao mais recente e relevante.
Para cada estudo de caso, você deve contar a história do projeto do início ao fim.
Defina o cenário descrevendo o projeto, a equipe e sua função.
Após definir o projeto, explique a pesquisa de usuário que você realizou, as dores dos usuários que você estava tentando abordar e mostre como você resolveu o desafio.
Concluindo, explique o desafio, mostre como identificou as necessidades dos usuários, quais soluções pensou e como foi a entrega final.
Finalize com aprendizados e resultados.
Assim que você acessar a página inicial do seu portfólio de design de produto, deverá ter uma ideia de quem você é e do que se trata.
Na homepage, use frases curtas e instigantes.
Isso deve ser expandido na página “Sobre mim”, onde você explicará mais sobre você, incluindo seu histórico profissional, sua formação e seus objetivos profissionais.
Deve também incluir uma ideia sobre suas paixões como designer.
Mostre quem você é através do design. De fotos pessoais a imagens dos projetos, escolha um estilo visual que reflita seu posicionamento profissional.
Inclua suas informações de contato em algum lugar do seu portfólio.
Isso pode ser feito incluindo seu endereço de e-mail e ícones de mídia social na parte inferior de cada página ou incluindo uma página “Fale comigo” com um formulário de contato e endereço de e-mail.
Peça a amigos, familiares e colegas que dêem feedback sobre o produto final e sugestões para melhorar a aparência e o funcionamento.
Atualize seu portfólio com base no feedback deles.
Veja também: Processo de Design de Produto: Guia Completo
Se você é um designer de produto iniciante e recém-chegado ao setor e ainda não tem projetos reais, aqui vão três formas de começar:
Ofereça seus serviços a uma pequena empresa ou organização sem fins lucrativos por meio de indicações pessoais ou plataformas freelance.
Além de experiência prática, você constrói conexões valiosas.
Crie seu próprio projeto para um site, aplicativo ou outro produto digital existente, ou identifique uma lacuna no mercado e crie um projeto em torno dela.
O projeto pode não ser real, mas ainda assim demonstrará as habilidades necessárias para conseguir um emprego.
Plataformas como o UX Design Institute oferecem cursos completos com entregáveis que podem compor seu portfólio.
Um portfólio de design de produto não é apenas uma vitrine, é a principal ferramenta para comunicar sua proposta de valor como designer.
Ao seguir os passos descritos aqui, você terá uma apresentação profissional, estratégica e personalizada que vai conquistar a atenção de quem realmente importa: recrutadores e tomadores de decisão.
Lembre-se: conteúdo bem estruturado, usabilidade e autenticidade são os elementos que transformam um portfólio comum em uma poderosa ferramenta de diferenciação.
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